12 de novembro de 2024
vinicius-de-moraes-768x561.png
Foto: Reprodução/Internet

Vinicius de Moraes foi uma figura que ”amava o amor”, como diz sua neta Julia. O cantor, compositor e poeta, que deixou a terra há 41 anos, vive na memória de cada um que escuta seus versos. Para manter registrado o legado, a família do artista resolveu criar um acervo digital com algumas cartas, rascunhos, manuscritos, fotos especiais… Ao todo, somam-se cerca de 11 mil documentos originais. E tudo poderá ser acessado gratuitamente.

A ideia é, além do registro, poder incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do poeta, que até hoje é considerado um dos maiores artistas brasileiros. Manuscritos e datiloscritos revelam particularidades do processo de criação do ‘Poetinha’ ao longo de quase 50 anos da vida e obra.

O acervo físico foi doado no fim dos anos 80 pela família de Vinicius ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Agora, digitalizado e disponível, o público conhecerá materiais que revelam o coração, a cabeça e o talento que inspiraram cada estrofe nos papéis.

Acesse: http://acervo.viniciusdemoraes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *