A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou nesta quinta-feira (5) uma nota oficial endereçada a todos os estudantes, técnicos e docentes, em resposta à greve nacional da educação que teve início em 22 de abril. A administração central da UFPE renovou seus compromissos, abordando as adequações necessárias nas rotinas de gestão e no calendário acadêmico devido à continuidade da greve.
Confira, na íntegra, a nota da administração da UFPE:
“Considerando o contexto de greve nacional em andamento, legitimamente aprovada pelas entidades representativas da UFPE, externamos compromissos, na condição de gestão, a fim de responder às demandas de adequação de rotinas da gestão acadêmica quanto ao calendário acadêmico“. Assim, comprometemo-nos em:
- Flexibilizar, excepcionalmente, o registro da frequência dos(as) estudantes em todos os cursos de graduação e pós-graduação no semestre 2024.1, após a deflagração da greve, não sendo necessário o seu eventual cômputo.
- Ofertar aos estudantes de graduação, já matriculados em 2024.1, novo prazo para modificação e correção de matrícula quando da finalização da greve, podendo ser retiradas disciplinas, bem como efetuado trancamento de semestre sem ônus.
- Flexibilizar a consolidação das disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu e os prazos finais para fechamento das cadernetas na graduação, em decorrência do período da greve.
- Flexibilizar a matrícula em estágio obrigatório da graduação nos casos estabelecidos em edital de matrícula, em qualquer período, quando da finalização da greve, desde que a/o estudante esteja vinculada/o à UFPE no momento da solicitação.
- Suspender, excepcionalmente, os efeitos específicos da Recusa de Matrícula durante o semestre 2024.1.
- Buscar soluções e ajustes referentes às atividades acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), a partir de demanda dos seus colegiados, correspondente ao período da greve.
- Garantir, após a conclusão da greve, a reposição das aulas não ministradas, bem como das demais atividades acadêmicas junto às instâncias competentes na instituição, com diálogo envolvendo as entidades representativas na UFPE.
- Encaminhar, em momento oportuno, proposta de adequação da Resolução nº 24/2023 e suas alterações, que tratam do calendário acadêmico-administrativo pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a fim de realizar os ajustes necessários em atendimento a exigências legais e acadêmicas.”
A administração da UFPE destacou a importância dessas medidas para minimizar o impacto da greve sobre a comunidade acadêmica e manter o compromisso com a qualidade do ensino e a regularidade do calendário acadêmico.